4 dicas para te aproximares de teu propósito

31.1.18


Tenho sentido uma inquietação nesses últimos meses... Foram tantas (re)descobertas que fica difícil segurar a ansiedade. Posso dizer, no entanto, que estou conseguindo! O melhor de tudo tem sido o fato de eu ter internalizado que o tempo certo das coisas é o agora. Li e ouvi em vários lugares e vozes isso e, no fundo, eu acreditava, mas não sentia como algo que fizesse parte do meu entendimento.
.
Essa minha metamorfose, digamos, está ocorrendo há pouco mais de um ano. Ao menos a parte consciente dela... E tem sido tão transformadora e enriquecedora que meu coração parece que vai transbordar de um misto daquela ansiedade com um acalmar delicado de ânimos. Sinto-me tão bem com tudo isso que me vejo obrigada (no ótimo sentido da palavra) a dividir com vocês, parte do processo que tem me ajudado a me (re)encontrar. Quem sabe não clareia as idéias e o coração de alguém que me dê a honra de ler esta postagem? Se eu puder trazer movimentos bons para, nem que seja, um/a leitor/a, já terá sido válido! 
.
Por um bom tempo me vi perdida no que se refere ao meu propósito. E quando falo em propósito, estou mencionando aquilo que escolhemos fazer profissionalmente e que, inevitavelmente, interfere em nossa vida pessoal. Quando estamos exercendo o ofício que amamos, aquele que faz o nosso coração vibrar, a vida profissional e a pessoal se tornam uma unidade, pois existe harmonia entre as partes. Não vira um sacrifício sair no final de semana para resolver algo do trabalho, por exemplo, ou acordar na segunda-feira, depois de um final de semana esplêndido de descanso... E isso é uma das coisas que tenho buscado desde que tornei a tomar posse de mim mesma, por assim dizer... 
.
Não saber o que queremos fazer da vida causa um desconforto bem desagradável, mas é mais normal do que alguns possam imaginar. Eu sei bem, pois por anos vivi assim perdida e meio que no automático. Até bem pouco tempo, para ser sincera. Ultrapassada essa fase, isto é, lograr se encontrar profissionalmente dá a sensação de ter 50% do “problema” resolvido. Por isso que, estar atentx a alguns detalhes de nossas vidas, somados a certos investimentos, auxiliam nessa descoberta de si mesmx. Depois de sofrer tanto por me sentir tão perdida, passei a fazer algumas coisas bem simples para me reencontrar. O processo permanece, mas a diferença é que, agora, eu sei aonde eu quero chegar! Lá vão, então, 4 dicas para te ajudar nessa jornada: 
.
Primeira dica para quem se sente perdidx sobre qual caminho seguir é: respira fundo! É clichê, mas é verdadeiro. Tudo acontece como e quando deveria. O momento certo é o agora e os equívocos fazem parte de nosso processo de se descobrir como profissional e em todos os outros âmbitos da nossa vida. Medita. Ao contrário do que muitos acreditam, o ato de meditar não é deixar a mente em branco e ficar em uma posição desconfortável. Meditar é estar presente. É viver o momento presente. Focar no que se está fazendo. E tu podes fazer isso em um cantinho especial, com incensos, cristais e uma música agradável (eu amo!), mas também podes fazer no ônibus, caminhando em direção a escola/trabalho ou fazendo suas compras no supermercado. O importante é estar focado no que se está fazendo (mindfulness). Seja em uma atividade esportiva, seja refletindo sobre o dia que passou ou passará. Não importa! E, não se cobre tanto. Seja gentil consigo mesmx. Eu também estou nessa caminhada da meditação e defendo que a prática contínua dela é o que nos faz “aprender” a exercê-la. Meditar acalma, clareia as idéias e faz com que tenhamos dias mais plenos. Além de afastar a insônia, entre outros incômodos que o nosso dia a dia possa causar. Não é ótimo? Tente!
.
Segunda dica: invista em autoconhecimento. Sério, isso faz uma grande diferença na vida da gente. Além de ler livros que ajudem a nos conhecermos melhor como seres humanos, leia os que tragam assuntos de teu interesse. Por exemplo, se acreditas que gostarias de trabalhar com moda, leia livros, blogs, sites e revistas sobre o assunto. Assista a programas. Se possível, visite locais que te façam ver de perto a profissão. Faça cursos. Fale com pessoas da área. Vivencie esse universo para saber se é isso mesmo que faz o teu coração vibrar. E não tem problema se não for. Continue tua busca. Invista em ti.
.
Terceira dica: como disse o rapper Emicida: levanta e anda! Toda aquela história de que as palavras têm força e o que pensamos e desejamos têm poder é verdade. O que eu aprendi a pouco tempo, porém, é que, de nada adianta nutrirmos pensamentos positivos e mentalizarmos aonde queremos chegar se não dermos uma ajudinha... O que ecoa do universo é o que emanamos para ele. Lembras da terceira Lei de Newton? “Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.” Então, é mais ou menos assim que funciona com os nossos objetivos e sonhos. Se ficarmos parados a única coisa que conquistaremos será a A Primeira Lei de Newton, ou lei da Inércia, que diz que “a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou movimento retilíneo e uniforme.” Investir em autoconhecimento, em cursos de aperfeiçoamento e networking, por exemplo, faz parte do "se mexer". Então, MOVA-SE!
.
Quarta dica: paciência. Nem sempre é fácil chegarmos aonde queremos. Ainda mais se viermos de uma família humilde. E, com todas as injustiças e discrepâncias sociais que temos de enfrentar em nosso país, já viu, né? Porém, não podemos nos deixar esmorecer pelos percalços que a vida nos apresenta. Somos os únicos capazes de mudarmos nossa realidade. Tenhas certeza de que: se estivermos no rumo certo, nos dedicarmos, sermos honestos conosco, não utilizarmos ninguém como "escada", investirmos no que eu disse na segunda e terceira dicas, podes ter certeza de que o que é nosso está guardado e reservado para nós... Um degrau de cada vez e poderemos chegar aonde quisermos!
.
Lógico que existem diversas dicas maravilhosas que podemos tomar para nós nesse processo todo. Como a disciplina e evitar pessoas tóxicas. Eu listei aqui, algumas das que me ajudaram a iniciar a minha busca por um propósito de vida que eu me identifique e que poderá - se eu tiver merecimento, sorte e dedicação - impactar positivamente na vida de outras pessoas. Somos seres sociais. Dependemos uns/mas dxs outrxs para sobreviver. Nada mais justo que contribuirmos - da maneira que nos cabe - para a nossa evolução e daqueles que nos rodeiam. 
.
Lembra sempre que uma alimentação com escolhas saudáveis, bem como a prática regrada de exercícios físicos e beber bastante água também fazem parte de uma vida mais equilibrada, próspera e feliz! Cuida do teu corpo, mente e espírito. Eles são o nosso templo! 
.
Em um próximo post falarei um pouco sobre os livros que me ajudaram e continuam me ajudando nessa jornada de (re)conexão comigo mesma e, consequentemente, com todos os seres do universo. 
.
E tu, já te encontraste profissionalmente? Compartilha nos comentários as dicas que achas interessante para ajudar outras pessoas nesse processo de autoconhecimento. 

Juntxs somos mais fortes! 

Namastê. 

Nenhum comentário:

Curtiu? Não curtiu?
Então comenta aqui!

Tecnologia do Blogger.