LIDIANE DUTRA e o admirável orgulho de ser uma artista mulher

21.11.17

É com imensa satisfação que escolhi a artista Lidiane Dutra para inaugurar a seção de Inspirações do Eu lírico, Eu empírico! E não, somente, por ela ser uma amiga querida, mas porque ela tem um talento indiscutível e possível de ser visto em suas belas ilustrações. Vamos conhecê-la um pouco melhor? Vem comigo…
.
A artista é natural da cidade de Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul. É lá que ela permanece residindo e trabalhando. A Lidy (como é carinhosamente chamada!) possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura (2008) e mestrado em Educação Ambiental (2011), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa realizada para a dissertação dela tratou da linguagem do desenho e sua interface com o meio ambiente.
. 
Foi no ano de 2011 que ela começou a atuar como ilustradora freelance, desenvolvendo trabalhos para fins editoriais e digitais. A Lidy também ministra cursos e oficinas, além de manter uma loja virtual. O reconhecimento do seu trabalho veio com a primeira exposição individual, Catrinas (2012), seguida por Musas (2014) e Mulheres (2015). E, sua última exposição foi a Elementais (2017), realizada no Shopping Partage, em Rio Grande.
.
Eu tive o prazer de ter a arte do meu blog pessoal feita pela Lidy. E posso dizer que mais de sua arte está em vários dos meus planos profissionais futuros. Além de todo o talento que possui - somado ao visível dom - ela busca aprimoramento constante do seu trabalho. Para tanto, já realizou diversos cursos, alguns deles com ilustradoras que, segundo a própria artista, admira muito, como Clau Souza e Sabrina Eras. Sublinho, aqui, a capacidade admirável da artista em "ler" o que um cliente pede ao encomendar uma de suas lindas ilustrações. Comigo é sempre assim! 
.
         
Para nos aprofundarmos um pouco mais no trabalho da artista, enviei umas perguntinhas para que ela nos respondesse e, assim, pudéssemos entender um pouco mais dela e de sua arte… Olhem que coisa mais linda essa mulher:

1) Lidiane, fala um pouco sobre ti o de teu trabalho.

Meu nome é Lidiane Dutra, mas pode me chamar de Lidy. Sou natural da cidade de Rio Grande, sul do RS, onde moro e trabalho até hoje. Possuo graduação em Artes Visuais - Licenciatura (2008) e mestrado em Educação Ambiental (2011), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Em 2011 comecei a atuar como ilustradora freelancer, desenvolvendo trabalhos para fins editoriais e digitais. Meus temas preferidos são a figura feminina e os mistérios de seu Sagrado; plantas, flores e elementos da natureza; seres fantásticos e mitológicos; galáxias e nebulosas. Trabalho, preferencialmente, com técnicas tradicionais como aquarela, lápis grafite e lápis de cor. Tenho fixação por retratos, com ênfase no olhar das figuras. Rejeito o rótulo de arte lúdica, pois retratar mulheres como protagonistas das próprias histórias é, para mim, uma forma de conexão com meu eu interior.

2) Olhando para trás, lá quando decidiste seguir nessa área/carreira, o que dirias que te motivou? Ou quem?

Minha maior motivação foi não ter os impedimentos típicos de quem deseja seguir uma carreira artística enfrenta, como a falta de apoio familiar. Sempre gostei de desenhar e em nenhum momento isso foi questionado ou visto como algo “menor” pelos meus pais. Apenas segui o rumo dos meus gostos, optei pela faculdade de Artes, que também é uma licenciatura, e hoje digo com muito orgulho que sou artista, professora, pesquisadora na área, abraço a profissão com carinho e dignidade.


3) Se fosses fazer um balanço com os trabalhos que já realizaste, qual tu consideras ser o mais importante deles? Pode ser porque te rendeu maior satisfação pessoal, financeira... enfim! O que te dá o maior orgulho de ter feito.

Tenho vários trabalhos dos quais gosto muito e que possuem um significado especial. Acredito que a primeira Catrina que fiz, em 2011, é um divisor de águas por se tratar da primeira vez que usei o termo ilustração no meu trabalho, ela é a primeira ilustração propriamente dita da minha carreira. Já no ano passado, ilustrei uma cartilha alusiva aos 10 anos da Lei Maria da Penha, um ponto bastante importante enquanto mulher artista.

4) Aonde tu queres chegar? Já alcançaste o que desejavas com o que fazes?

Até uns anos atrás eu tinha como meta coisas bastante pessoais, como estabilidade financeira e reconhecimento. Ainda penso muito nisso, mas hoje, depois do contato com o feminismo e com coletivos de mulheres artistas, eu quero incentivar outras gurias a seguir o caminho da ilustração, a acreditar nas suas potencialidades. Muitas mulheres chegam até os cursos de Artes através do gosto pelo desenho, mas abandonam a área por diversos motivos, e o principal deles é o assédio. Seja ele moral, com professores e colegas colocando a mulher à prova a todo o momento, e até mesmo sexual, com o que chamo “musificação”: a mulher só tem utilidade nas aulas de modelo vivo, como musa inspiradora. É preciso levantar essas questões e fazer com que as artistas ocupem seus lugares de fala, e no que eu puder ajudar nisso, farei até o fim.

5) Como te definirias como artista? Pode ser em uma palavra, uma frase, um parágrafo... Sinta-se livre!

Eu tenho orgulho de ser um artista mulher, que retrata outras mulheres e tem como inspiração o universo feminino. Isso me define, e meu trabalho não é menor por conta do meu gênero, ele merece tanto respeito e espaço quanto pelo produzido por um homem.

6) Influências... Tens? Tu te inspiras em alguém? Fale um pouco sobre isso...

Me inspiro muito em outras mulheres, como a Sylvia Ji, Wendy Ortiz, Nanda Corrêa, Sabrina Eras (que foi minha professora de aquarela), Audra Auclair, Jacquelin De Leon, e procuro sempre me cercar de referências femininas, estou sempre em busca de novas artistas.

7) Para quem quiser conhecer e contratar os teus serviços, onde devem te procurar? Quais tuas redes?

Lidiane Dutra - Foto retirada do blog da artista - http://www.lidydutra.com/

Redes:






8) Por último, meio que “Corrente do Bem” (risos), queria te pedir para indicar alguém - na mesma área que atuas - que consideres ser um anônimo ilustre e no que faz.


Todas as minhas amigas ilustradoras (risos). Acho que posso deixar a indicação de uma iniciativa muito bacana, chamada Projeto Curadoria, de autoria da Nini Ferrari, que entrevistará uma mulher artista por dia, durante um ano. Conheci muita gente interessante e tive o privilégio de ver várias amigas sendo entrevistadas. É uma excelente vitrine para artistas pouco conhecidas do grande público, e uma oportunidade de conectar todas essas mulheres numa rede colaborativa.

Site: http://projetocuradoria.com


O Eu lírico, Empírico te convida a mergulhar nesse maravilhoso mundo de ilustrações criativas, cósmicas, fortes e encantadoras da artista riograndina Lidiane Dutra. Aproveite o percurso! :)

2 comentários:

  1. Querida Mitch,

    Muito obrigada por confiar no meu trabalho e sempre apoiar o que faço, desde lá atrás, do começo, de quando eu ainda não tinha certeza se estava fazendo a coisa certa ou me jogando em algo completamente sem sentido.

    Foram pessoas como tu que me impulsionaram a continuar, a acreditar que eu poderia romper meus próprios limites e seguir com a jornada atrás dos meus sonhos.

    Não tenho palavras para agradecer tanto apoio! Que esse novo projeto te traga muitas realizações e seja o espelho dos teus quereres. Fico imensamente feliz por ter ajudado com alguns tijolinhos de amor na construção desse cantinho.

    Grande beijo! :*

    ResponderExcluir
  2. Lidy! Coisa boa ler esse teu comentário... Fiquei emocionada! Sempre acreditei, sim, em teu potencial e sei que ainda há muito por vir. Teu talento é incontestável e tu, também, sempre acreditou em mim... Jamais poderei agradecer todo o teu apoio pessoal e profissional em minha caminhada. Teu profissionalismo e carinho me inspiram. Ler teu blog, ver tua arte faz com que eu sonhe também e corra atrás desses sonhos! Obrigada, de coração, por tudo mesmo! Tu foste essencial para eu dar o ponta pé inicial nessa jornada da minha escrita e, consequentemente, me deixar MUITO mais feliz! OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA!!! <3

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu?
Então comenta aqui!

Tecnologia do Blogger.